DE QUANDO TU ERAS GALO FORTE E VINGADOR...
Quando eu comecei a assistir na futebol na minha vida, isso lá em 1977, donde trago minhas primeiras lembranças de ter acompanhado uma competição, atlético, se escrevia ATLÉTICO! Era o time que tinha João Leite, Luizinho, Jorge Valença, Chicão, Marcelo, Palhinha, Pedrinho, Reinaldo e Éder. Uma máquina de jogar futebol que foi escandalosamente roubada numa decisão de Brasileiro, contra o Flamengo no maracanã em 1980, naquele 3x2 pro time da gávea. De lá pra cá muita coisa rolou.
O Atlético, com Renato, Eder, Nunes Cabeleira, Edvaldo... Teve um bom desempenho em 1985, quando chegou a semifinal do Brasileirão e perdeu pro Coritiba. Depois, com Telê Santana em 1987, no time que tinha Marquinhos, Wander Luiz, Gerson... era disparado o melhor time do Brasil na Copa União. Jogava o fino, ficou invicto até o primeiro jogo da semifinal contra o Flamengo no Maracanão. Perdeu lá de 1x0 gol do Bebeto, em minas na volta, por 3x2 numa partida épica, jogada por Renato Gaucho e mais nada. Um brilhareco vá; Um vice em 1999 e uma semifinal em 1994. Pouco...
Pouco para um time que tinha lá como torcedor Roberto Drumond que escreveu "Se houver uma tempestade e uma camisa do Atlético estiver no varal o torcedor do Galo torcerá contra o vento..." E é neles que penso.
Deve ser uma merda, torcer pra um time que o Presidente foge do pau, renunciando e largando um monte de abacaxi para os outros descascarem. Que tem lá uns malditos decadentes que não jogariam em mais lugar nenhum, não levam a sério o fato de vestirem a camisa alvinegra e se acabam na cachaça e na putaria na véspera do jogo. Muito triste ver seu time levar uma virada e não ter pernas pra tentar correr atrás. Foi isso que vi sábado:
O atlético, se houve bem enquanto deve o Marques em campo. Aí ele meteu a mão na bola burramente e foi expulso. Com 10 em campo o Atlético penou. Demorou 11 minutos pro meu Verde empatar e no segundo tempo, a virada seria uma questão de tempo; Após a ótima entrada de Denilson que não jogou de foca mas sim, de ala esquerda, o Palmeiras chegou a 3x1 e segue firme na luta pelo título. Quanto ao Atlético, não sei qual a luta. Eu deveria dizer ficar longe do rebaixamento mas será??
Que nas próximas rodadas os de lá, aprendam a lutar por algo...
Aí rolou os campeonatos europeus na boa, no domingão. Foram 15 jogos transmitidos pela ótima ESPN Brasil e ESPN Internacional. Teve de tudo; Holanda, Uzbequistão, França, Espanha, Itália... E por falar em Itália; Assisti um tal de Milan x Cagliari... Rapá; O clássico aqui do Parque Novo Oratório entre EM CIMA DA HORA F.C x E.C TIMOR teve uma qualidade melhor! Aqui, eu garanto que esse tal de Gatuso não pegaria nem roupa, quiçá jogar!! Como pode...
Não sei o que diacho faz um técnico entender que um ogro daquele pode vir a ter alguma utilidade no nobre setor de meio campo. Bom, se bem que o técnico era famoso ogro nos anos 90 também ma va lá... Não acerta passe, não sabe chutar pro gol, não sabe dar um bico pra arquibancada, não sabe nadaaaa!! Não me admira portanto que Rodrigo Taddei seja craque por lá...
E na Inglaterra?
Aí sim... Me redimi de ter visto o tal de gatuso.
Steve Gerard.
Eu me lembro das primeiras vezes que vi esse moço jogar. Lembro da antológica virada do Liverpool contra o Milan na final da champions league de 2005 em Istambum, com ele caregando o time limitado ao ataque e saindo de um 0x3, para um 3x3 e uma vitória nos penaltis. Uma beleza de jogador. Meia classudo, técnico, de passadas largas, elegantes, fino trato com a bola, personalidade, dono do time não por grito mas, por merecimento, por bola jogada. Boleiro não respeita o berro e sim a trivela. Mas o cara vinha mal em campo contra o manchester city e seu time perdia por 2x0. O bom narrador viu e disse que era um dia estranho a Gerard. Até na bola não batia com a velha categoria. Tá...
Aí pegou na bola três vezes; Em uma, meteu no meio das canas do zagueiro e saiu um cruzamento para o primeiro gol. Outra, bateu um escanteio na cabeça de Fernando Torres e empatou o jogo. Na última, fez a passagem com o lateral que cruzou para Kuyt virar a partida. Aí fica a questão:
70% de posse de bola Parreiristica ou três toques de Gerard?
Cada um escolhe o que quer...
Comentários
Aqui em BH a briga entre Galo e Cruzeiro eh grande assim como em outros estados. O fato eh que por mais isso tudo que o Galo (doido?) tenha passado e esteja vergonhosamente passando, eh isso mesmo que Drummond diz. Atleticano morre atleticano."Uma vez ateh morrer" e assim segue. Infelizmente, o meu Galo Doido esta passando por uma fase ruim, nao bastasse varias vezes que foi injustiçado em campo...fazer oq? A gente fica triste, mas sempre, uma vez ate morrer!