EU COM MEU MESTRE EM MAIS UMA FÁBULA SOBRE ANJOS, ERÊS E CURUMINS; Orgulhosos por recusarmos o fácil relinchar das notícias...

"Wake up Maggie I think I got something to say to you
It's late September and I really should be back at school
I know I keep you amused but I feel I'm being used
Oh Maggie I couldn't have tried any more
You led me away from home just to save you from being alone
You stole my heart and that's what really hurts"...
Ahhhhhhhhhhhhhh FACES!!! Bandaça da porra!!! Bem...
Vocês vejam que eu tento né?
Nem vejo nada demais no filme OS REIS DE DOGTOWN que conta a história das tres maiores lendas do skate mundial. Mas qual não foi minha surpresa ao zapear a tv na madrugada e ver o danado do filme começando no intercine. Ta, nem morro de amores pelo filme mas a trilha sonora... hummmm... Quer dizer:
Busco prazer em absolutamente tudo que gosto, converso longamente com os amigos (um pouco menos de serra malte... não posso mais toma-la em baldes como fiz outrora, vida mais sossegada hoje em dia) em casa leio, assisto O HOMEM QUE MATOU O FASCINORA pela milionésima vez e ouço MAGGIE MAY com o FACES e sua formação original em 1974, capitaneada pela garganta de Rod Stewart pré-botox (Hey Rod, não podeira perder a chance da sacanagem mas você sabe que te amo né cara???) por Ronnie Lane e Ron Wood devidamente bebado em seus melhores porres.
Aí aproveitei o computador ligado (Só pra variar... Baixando Música) E fui dar uma lida nas colunas dos meus mestres. Passei Por Lucio De Castro o qual agradeço a derência e a atenção dispensada à esse humildezinho blog, ao meu amigo Xico Sá e sua matéria impecável no caderno de turismo da folha de são paulo, passei por Tão Gomes Pinto, Nirlando e terminei no ótimo Mauro Cezar Pereira em seu blog no site da Espn Brasil.
Mauro é daqueles caras cujo texto vicia, cuja veemencia encanta e a Fúria é santa. Mauro Cezar é furioso na ênfase dos seus pontos de vista, sem medo de expor o que pensa, mostrando a cara, metendo o dedo na ferida e fazendo uma marquinha nela, para que toda sociedade veja onde está a tal ferida que a assola.
Ira.
Ira é santa.
Jesus Cristo (O tal irmão que não conheci e que minha mãe Dona Claudete, jura que se o pai é o mesmo que o meu, quem pariu não foi ela não...) era um homem irado. Pelo que sei ele até andou umas bica nuns camelô que malhavam uma mercadoria em frente a sua igreja uns ano atrás aê...
Mas voltando ao Mauro Cezar (que também é um ótimo professor de jornalismo) , ele faz o que eu chamo de jornalismo macho. De quem não tem rabo preso, amiguinho no poder, de quem não vai em boca livre de federação, nem de clube de futebol. Mauro é livre e essa liberdade e independencia incomodam é claro.
As vezes, o comparo a Zé Maria de Aquino que era outro cara que eu lia de joelho. Tanto pela coragem, quanto pelo texto refinado e perfeito. Parei no mestre de niterói porque?
Eis que lendo seu blog, vi que Mauro abordou um tema que ha alguns dias tem tomado o CANELA DE FERRO. E falando nisso ja vou avisando; Enquanto eu não disser absolutamente tudo que tenho a dizer sobre toda essa merda que invade minha casa via televisão aberta, radio e internet, não terá aqui crônica sobre Neymar, Robinho, André e o ÓTIMO Paulo Henrique Ganso que é um jogador de fina linhagem. E até explico:
O CANELA DE FERRO é um blog criado por mim, para ser foco de resistencia do futebol-garrincha, do futebol-varzea, do futebol-arquibancada, do futebol-boteco e do futebol-academia. Ou seja, não fujo da essência do mesmo portanto. Ja falei aqui milhares de vezes e vou repetir mais uma; Para mim, futebol no Brasil é Cultura, Identidade, Economia, Formação, Educação e Sociedade. Então, o tema estando dentro do contexto, não irei portanto excluir ninguém do debate.
Mauro falou do caso Adriano e sua repercussão na imprensa. Fez alusão do seu caso, com o de Kaká, que como falei aqui, investiu seu dinheiro honesto, suado, trabalhado, com todos impostos devidamente pagos num casal de pastores estelionatarios, safados, ladrões, COMPROVADAMENTE LADRÕES (Se alguém tiver duvida o processo é público e pode ser lido no forum criminal de Osasco) que estavam presos até pouco tempo atrás.
Também escrevi que não li mais que duas linhas disso na imprensa futebolistica (que não é esportiva) porque não li mesmo! Lí sim em páginas policiais e ninguém foi lá perguntar nada para o bom moço do Morumbi, vizinho de Adriano, na época em milão. E diga-se; Nem eu nem o Mauro, dissemos que Kaká ou Adriano tem alguma a coisa a ver com os crimes citados. Eu aqui apenas falei e falo dos fatos; Ta declarada lá a contribuição do Kaká.
E ele que invista a grana dele onde quiser. No meu caso, como tenho 0,000000000000001% do que ele justamente ganhou, gastei R$ 10,00 suaaaaaaaaados meus pra comprar OPERAÇÃO FRANÇA I em dvd num sebo de São Bernardo do Campo...
Como ótimo jornalista que é, Mauro enfatizou que são dois casos completamente diferentes, diferença que se escancara pelo perfil dos protagonistas envolvidos. Terminou o texto pedindo para quem não entendeu, ler de novo; Não havia alí comparação de religiosos com traficantes e o texto era claro. A abordagem falava do Brasil dividido, velado e oculto.
Fala do preconceito que não reina em público porque é politicamente correto não te-lo assim, "na frente de todo mundo" mas, corre solto nas salas de estar da classe média branca brasileira, em seus happy hours, regados a uísque e bossa nova.
Adriano e Wagner não podem ir a seus morros porque alí tem, Ak 47, Fuzil, Escopeta, Lança Míssel, granada, Pistola ponto 40, Nove Milímetro e pó a rodo? E o Michael Jackson pode? Porque ele foi.
O filho do rico, travestido de membro de Ong pra cheirar de montão, pode? Vereador safado, corrupto nariz de tamanduá, pode. To falando de vereador pra ser bonzinho...
Alí até governador ja foi eleito com dinheiro do tráfico e não posso falar o nome do filho da puta aqui porque apesar de ouvir milhares de histórias, todas batendo uma com as outras tantas, não tenho uma prova factual. Pra falar a verdade, nem to muito preocupado em ter. Ja trabalho muito, que o restante faça sua parte...
Prosseguindo; Ator global uma vez por ano, frequentar as comunidades para sair em suas Escolas de Desfile (Ahhh faça um favor vá; Aquilo não é samba! Nelson Cavaquinho, Noel, Aniceto do Império, Cartola, Paulo Vanzolini, Carlos Cachaça, Bubuca Do Salgueiro, Alfaiate, Adoniram Barbosa, Paulinho da Viola, Geraldo Pereira, Bezerra da Silva, Wilson Das Neves e Geraldo Filme... Porra, meu ouvido ta acostumado com samba, SAMBA mesmo. Meus respeitos a mestre André e a lendária bateria de padre miguel e só!) e entupir as narinas, pode? Ae o morro ta liberado? Quando eles vão lá nessas ocasiões, vocês acham que essas armas são jogadas fora?? Ah faça-me um favor...
E outra; Quem levou esse arsenal pra lá, foi o Wagner e o Adriano? O Estado não sabe de nada.
Sabe sim!
Acontece que lá tem um governador preocupado com o pré-sal, com a porra das olimpiadas e em encher o rabo de cachaça no carnaval fazendo campanha eleitoral ao lado de dona Dilma Rousef pra assim aparecer bebado em todas as televisões do mundo. Nem de longe passa pela cabeça dele, esse "bobageira de problemas sociais".
Mauro abordou tudo isso, numa síntese brilhante e lendo os comentários, saquei que foi abarrotado por críticas dos "procuradores de deus". (É... Porque agora tem uma penca ae que fala "em nome do senhor..."). Eu bem que podia ficar quieto aqui mas não nasci pra isso não... Sobre o fato, eu Marcelo Mendez penso o seguinte:
Não acho que religiosos sejam iguais traficantes de jeito nenhum. Mas afirmo aqui com toda convicção que 75% deles são totalmente iguais aos dependentes quimícos e da para provar isso das mais diversas maneiras. Vou logo no fato, de uma vez:
Aqui onde moro no PNO (Parque Novo Oratório) periferia de Santo André, no Grande ABC paulista, pipocam os casos de viciados que buscam a saída das drogas através das igrejas evangélicas que se proliferam feito mato nas quebradas. Trocam o papelote de cocaína no bolso, pela bíblia agarrada ao peito feito um escudo de cristal ou, embaixo do braço, na esperança que alguém note a presença do livro alí. Isso é a ditadura da cruz. Ou seja;
Apenas são trocadas as dependências; Ao invés da quimica, agora tem a psicológica, mental. Essa a sociedade branca rica, tolera. Aliás, conheço pelo menos uns 8 desses casos na igreja do kaká, que tem aqui no bairro também. E como eu sei? Nossa...
O bom da vida é não ter rabo preso... Seguinte:
Minha irmã, Melissa é evangélica. Frequenta os cultos é ótima cantora, de uma pegada soul, firme, muito boa mesmo. Nunca usou droga, nunca bebeu, nem fumou. Ma também nunca foi santa, graças ao diabo!! Minha irmã é tres anos mais nova que eu, tem 35 anos, seu filho willian meu sobrinho, tem 17 e ela teve a vida saudável que qualquer adoslescente, criança teve.
Optou por sua igreja, apenas em busca do que ela imagina ser sua paz espiritual e pelo que vejo no dia-a-dia, isso faz muito a ela. E a igreja dela, por acaso é a tal Renascer do Kaká. Quer dizer...
Em nossos debates aqui, claro que surge o assunto e que discutimos pra valer, cada um defendendo seu ponto de vista. Mas é fato, que minha irmã prova que nem todo evangélico é imbecíl, assim como nem todo favelado é criminoso. Em ambos casos reina a exceção,
Claro que tenho ódio mortal por esses pastores! Eles traíram minha irmã que eu amo e mais um monte de gente que os procurou de coração limpo, apenas em busca do que eles vendiam, a "paz interior". Felizmente minha irmã é uma mulher instruída, diferenciada, que sabe separar as coisas e se conseguiu a tal paz, foi através de sua fé, inalienável e intransferível e nem a igreja, nem os dois pastores safados tem nada haver com isso. O mérito é todo de minha irmã.
Se o Adriano é um dos maiores atacantes do futebol mundial ao invés de bandido, ou traficante, o mérito é dele e não dos donos do poder paralelo. Se Kaká foi eleito o melhor do mundo é porque ele jogou bola demais e não por conta da igreja renascer e seus ladrões.
Portanto, como bem disse o Mauro, cada caso é um caso.
É impressionante o sujeito ler um texto tão bem escrito daqueles e não conseguir entender isso. Mais uma vez puxo a sardinha para meu lado e para aqueles que resistem ao tal do "politicamente correto"...
Grande parte de quem consome informação, seja ela sobre o que for, está contaminado por esse jornalismo, vendido, hipócrita, canalha e bundão. E toda vez que alguém se insurgir contra o mesmo, cheio de talento, argumentos, fatos e conhecimento de causa, isso vai suscitar o incomôdo de quem preza por esse stabilishement quase que stalinista.
De minha parte eu to feliz da vida por existir a ESPN Brasil, o Zé Trajano como diretor de jornalismo dalí e toda a galera compentente e isenta de todas essas contaminações. Feliz por poder tem Mauro Cezar Pereira pra ler sempre.
E como eu ja to de saco cheio de stress desses assunto, vá... Eu vou aqui homenagear meu mestre Mauro Cezar Pereira com esse Rockão maravilhoso do FACES com sua lendária formação orginal. E se por acaso alguém preferir a bliblia que va le-la, se preferir o morro, boa subida. A ambos recomendo cuidado...
Bora lá Mestre Mauro... Sacoleja ae com o FACES!
Comentários
Um abraço
Mauro Cezar