UM OUTRO ORGULHO INGLÊS...
Ah eu quero continuar minhas memórias de um tempo onde havia um menino, camisa 10 do Nacional F.C do Parque Novo Oratório que felizmente, embora tendo tudo pra não mais existir, luta e muito contra o homem, burro velho bem sucedido de 38 anos, que em 2009 ostenta bem poucos prazeres...
Então vamos falar de um gigante em dois momentos:
Liverpool.
No ano da graça de 1981 lembro-me que eu era um moleque de 11 anos de idade que na sexta feira tomava um bule de café pra ficar acordado e assim ver a espetacular bunda da Rosana Ghessa no programa Sala Especial da Tv Record e aos sábados, pulava cedo pra treinar no Nacional que jogávamos. Isso, lá no campo dos Padres como era chamado o local onde ficavam três campos municipais do bairro.
Falamos com nosso técnico Esquerdinha e então o treino se encerrava as 10 da matina porque as 11, 12h00min horas, a gente saía correndo pra assistir o Campeonato Inglês de futebol. Este, era uma merda.Um tal de cruzamento pra lá, chuveirinho pra cá, um futebol horroroso! Mas um time, pelo menos um time fazia a diferença...Era diferente ver o Liverpool.
Começava por sua insana torcida que berrava a plenos pulmões YOU NEVER WALK IL ALONE afirmando portanto que uma vez red, você jamais vai andar sozinho. Segundo pelas peculiaridades de seu estádio, o centenário ANFIELD ROAD cuja placa no vestiário adversário avisa: "daqui pra frente sua vida vai virar um inferno... Você não é bem vindo". Terceiro pelo time.
Uma Maquina!
Ray Clemence, Paul Parker, Brian Robson, Brian Kennedy, Kenny Dauglish, Kevin Keagan e Ian Rush, o implacável matador Ian Rush... Formavam um time que entre 1977 e 1984 passaram por cima da Europa para o bem e para o mal.
Para o mau com a ala radical de sua torcida que massacrou torcedores italianos na decisão da chanpions league de 1985 em Bruxelas. Para o bem (e aqui interessa muito, o que é do bem...) Atropelou todo mundo com 4 Champions league, dois titulos mundiais e vários campeonatos ingleses. Dava gosto ver aquele time jogar.
Até que veio o nosso flamengão...
Campeão da nossa sulamérica, o Flamengo é sem duvida o maior time que já vi jogar. Aquele tinha:
RAUL, LEANDRO, FIGUEREDO, MOZER, JUNIOR/ ANDRADE, ADILIO E ZICO / TITA NUNES E LICO...
E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nosso FLAMENGÃO era o maior show da terra. Mas ae a empáfia tinha que quebrar o encanto...Bem que poderíamos ter uma decisão de mundial épica no Japão. Dois dos maiores times do mundo em campo. Mas ae os ingleses disseram que jamais haviam ouvido falar do Flamengo. Mesmo com o Zico metendo gol em wenbley pela seleção brazuca no meio do ano, afirmavam o desconhecimento total do elenco carioca. Resultado:
Em 17 minutos FLAMENGO 3 x 0 liverpoolzinho. Um show de bola. A maior humilhação da história do glorioso clube inglês. Passou o tempo.
Agora era 2005 e a final da champions league no estádio Atatturk em Istambul, Turquia, seria entre Liverpool x Milan. O mundo dava o Milan como franco favorito e isso se comprovou nos primeiros 20 minutos quando o Milan abriu inapeláveis 3x0. Fim do primeiro tempo.
Os italianos comemoravam o inevitável. Mas ae... Tem times no mundo que são grandes. O Liverpool é gigante.
No segundo tempo, em 15 minutos os Red's buscaram o empate na força de seu capitão de 24 anos ha época, Steve Gerard e no berro loko de seus apaixonados torcedores. Nos pênaltis, o goleiro Dudek pegou 3 cobranças e a história estava feita. Liverpool campeão.
Achei que a lição tava aprendida. Acontece que chegamos em 2009.O Gigante Liverpool não passou da primeira fase da chanpioms. E aí?Não quero saber do prejuízo, das ações, das perdas financeiras da equipe. Preocupo-me com o gigantismo histórico que é vital para a sobrevivência do futebol.
Sinceramente, qual a contribuição que o Lion deu ao futebol ficando na competição? E a Fiorentina? Passa das 8ªs de final? Então porque devo comemorar a queda de um mastodonte bretão?Amigos caneleiros, o futebol tem umas premissas que são mais imaculadas que as calcinhas de fronha de nossas avós! Mais ortodoxas que embalagem de biotômico Fontoura! Mais conservadoras que irmãs de tias virgens!Portanto, faço uma sugestão:
Nada dos portentosos jogões da chanpions league, nada de ótimas transmissões feitas pela Espn, dos ótimos programas como Fora de Jogo e Futebol No Mundo.Vamos todos assistir a série c 3 do paulistão! Uma várzea federada praticamente!Todos ao Jaçanã assistir o clássico deste contra o Grêmio Mauaense! Rasguemos nossas sedas pelo Flamenguinho de Osasco!! Oras...
Sem um Liverpool, sem um real Madrid, sem um Barcelona, uma juventus... O que é essa tal chanpions league senão um campeonato de 5ª??
Um belo torneião de várzea regado ao patrocínio da Heineken...
Comentários