EDISON MACHADO NA BATIDA DA TURMA DO BOM BALANÇO E UNS OUTROS ASSUNTOS... MORTAIS

Dias de paz... Um tempo atrás isso me era raro. Mas bem, as coisas mudam, pelo menos algumas. Outras insistem em seguir ortodoxalmente confusas e enfim; Nesses dias em que gasto meu raro tempo pesquisando a vida e obra do grande Edison Machado, feliz da vida com o lançamento do disco TURMA DO BOM BALANÇO de 1965 em cd, chega-me noticias de nosso esporte bretão. E em meio ao samba jazz sacolejante Bom Balanço, de Waltel Blanco, vejo o anuncio da contrução do estádio do Corinthians.
Bom, esse é um assunto meio delicado mas mesmo assim vou ouvindo o cd e escrevendo e verão como dá pra fazer assim. Seguinte:
O povo Corinthiano já sofreu demais com promessas faraônicas, maquetes absurdas e outros crimes cometidos em campanhas politicas no clube, prometendo so torcedor, uma nova casa. Desde 1954, se escuta essas promesas. Então, virou piada em São Paulo, o “cemitério de maquetes” corinthianas. Eis que no ano da graça e do centenário de 2010, a coisa vai! Que bom. Seria ótimo se tudo tivesse indo muito bem masssssssss...
Quando ouvi o nome “CONSTRUTORA ODEBRATCH” deu um friozinho na barriga. Se Edison Machado e JT Meireles não fossem feras, até o samba atravessaria! Eita povo “famoso” dessa construtora... São os caras que sempre estão a frente dos elefantão brancos construídos pelo e para o governo brazuca. O caro leitor que ver aí na sua cidade aqueles prédios bem cafonas, de péssimo gosto, com certeza serão obra da dita “fazedora de prédio'. Não felizes com isso, teve a intermediação direta do Presidente da Republica para as negociações entre Corinthians/Odebracth que “pediu” para que a danada da empresa, construisse a Arena para o Corinthians e disso saiu a seguinte definição:
A Arena do Corinthians será construída em itaquera, zona leste de sampa, num projeto incialmente para 48 mil lugares que, pode e vai ser aumentado para 65 mil lugares, tendo como objeitvo para tal, a abertura da copa de 2014. Até ae, fico contente. Uma abertura de copa do mundo em itaquera, zona leste de São Paulo é muito legal! Claro que os velhos caquéticos da Fifa não sabem mas, a Copa estaria pertinho do povo de verdade. No que pese esse povo não poder assisitir o tal jogo. Bem, até ae, o samba Mar Amar segue descendo lindamente, aqui... Ma que disco espetacular!! Agora, tem coisa que não ta batendo.
Caro leitor, eu sou um homem antigo. Aprendi a fazer conta naqueles contadorres chineses, que a Dona Claudete comprava na “lista de material” que a professora do Felipe Ricci de Camargo, Tia Marlene, passava, cujos nossos pais suavam para comprar. O supra sumo era as canetinhas silverpen e o afamado contador chinês. Nele, aprendi que pelo menos no campo da lógica, 2+2 são 4... Mas parece que quando o assunto é a construção de Estadios no Brasil, rola uma licenciosidade poética na parada. Vamo lá:
Pelo que foi noticiado, a Arena custará o montante de 300 milhões de reais. Ta. A Construtora faria isso em troca da exploração do nome da Arena, o tal “naming rigths” que seria vendido depois da coisa feita. Em tempo; Para o time de futebol de trombada americano Dallas Cowboys vender o tal do naming rigths de sua arena que custou R$ 1,3 bilhão foi um parto de jumento! O mesmo aconteceu em Nova Jersey com o New Meadowlands, Estadio onde Paulo Henrique Ganso se apresentou para o mundo com a amarelinha. Por lá, R$ 1,7 bilhão foram gastos e uma dificuldade imensa em vender a porra ae do nami... num vou mais escrever isso! Mas o estadio na região De Nova Iorque deu esse perereco todo. Então, como o samba ta bom aqui, o baixista Wanderley arrebentaaa tudoooo na musica Gente, vou acreditar que a Odebratch vai fazer esse estadio por caridade ao Corinthians, de presente, sem nenhuma garantia, va... Porque eu sou bobinho e nasci ontém. Acontece que não para por aí!
A Odebretch é responsável pelas reformas dos Estádios Fonte Nova na Bahia, Arena Recife, que tal qual o filme, ficará muto além do rangum... Maracanã só para ficarmos por aí. Então, como falei há pouco, eu que sou homem antigo, que uso contador chines pra fazer contas, não entendo porque, um estadio novo, quando contruído com grana da empreiteira, custa 300 milhões e a REFORMA de um outro que já ta de pé, custará 705 milhões de reis... 705 MILHÕES DE REAIS!!! É o que custará a reforma do maracanã! A Fonte Nova na Bahia, 600 milhões! Ué; O cimento Baiano é mais caro? O carioca? Eles vão usar material de segunda para construir em São Paulo? Alguma coisa não ta batendo aí. Falar em bater, caramba hein... EU PRECISO APRENDER A SER SÓ de Paulo Cesar Pinheiro, com a Turma do Bom Balanço é demais. Ma voltemo a vaca fria...
No maracanã, umas tais cadeiras ussadas para os jogos Panamericanos, custaram 300 milhões em 2007. São as mesmas que foram retiradas para a reforma dos 700 milhões. São 300 milha de real dos contribuintes, que vão pra vala! Bom...
Eu não vou parar de ouvir meu samba aqui para perder tempo com essa gente. Termino dizendo que acho um absurdo que um presidente da republica faça um pedido vergonhoso como esse feito para Odebretch, e seria se ele pedisse para o Palmeiras, Santos, Sport, Flamengo, São Paulo, Motoclube de Manaus, Sampaio Correa do Maranhão... Seria uma idiotice acreditar que isso é um questão clubistica, pelo amor de deus vá!
Não gosto de ver os impostos (que eu e você que ta lendo isso), pagamos ir para construir estádio para a velharada da Fifa fazer zuada. Não sei porque o Brasil vai sediar uma copa, qual o sentido disso, em um país que tem pelo menos 500 mil outras necessidades mais prioritárias que a realização desse evento suntuoso. Não suporto esse Carlos Alberto Nuzman, como responsável por isso, a gente do esporte olimpico brasileiro, formar uma panela tal, que se junte tudo, todas as mamatas e enfim...
Os senhores pensem o que quiserem que eu sou menino, num sei de nada. Sigo com meu samba aqui e os presenteio com ESSA FAVELA QUE EU AMO, só pra dar gostinho vá... Ta ae embaixo na fitinha.
Sambem!
OU PEGUEM AQUI:
Comentários