SAN TELMO E A SAGRAÇÃO DA SARJETAS LÍRICAS...
Um tempo atrás me pediram uma lista dos 10 maiores filmes de minha vida e quando fiz, vieram me questionar do porque da minha escolha por DESAFIO À CORRUPÇÃO de Robert Rossen, um puta filme de 1955. Lembro que poderia dar 4152263 mil argumentos técnicos pra defender minha escolha ma não....
Preferi o caminho da poesia.
DESAFIO À CORRUPÇÃO é um filme estrelado por Paul Newman na pele do jogador de sinuca Ed Felso, um sujeito que a vida toda se acostumoui a perder absolutamente tudo, não porque era incompetente, nem nada do tipo.
Perdia por convicção.
Uma estranha sanha pela derrota, de quem não esta acostumado com o doce sabor de vencer o que quer que seja na vida. E por um viés extremamente torto eis ae o porque do meu encantamento com o filme...
Há no perdedor um Elã, um charme, uma coisa elegante naqueles que só perdem na vida. Uma áurea de pureza e encanto que só o lodo da derrota pode trazer aqueles que vivem nessa margem. O curta que trago aqui tem muito disso.
UM SANTO PARA TELMO fala de uma situação costumeira para um pequeno time de Buenos Aires, o San Telmo. Uma equipe que em vias de despencar para 4ª divisão do Campeonato Argentino, precisa de um milagre, de algo totalmente insólito para salva-los da óbvia sina.
Se vão ou não conseguir, ae os senhores assistam ae embaixo...
Comentários
Mas umas legendas em portugues fez falta, viu !!!
Carmenio / Guarulhos